XIV JORNADAS
INTERNACIONALES
Aprender Sempre: Novos desafíos no século XXI
Portugal acoge por primera vez las Jornadas Internacionales promovidas por la Confederación Estatal de las Asociaciones y Federaciones de alumnos y exalumnos de los Programas Universitarios de Mayores (CAUMAS). El Evento será organizado por la Universidad de Oporto a través de sus Facultades de Letras y de Ciencias, en estrecha colaboración con los RUTIS.
Del 30 de septiembre al 3 de octubre 2015
Programa de Estudos Universitários para Seniores, oferecido pela Faculdade de Letras da
Universidade do Porto
“O Programa de Estudos Universitários para Seniores da Universidade do Porto (PEUS) existe, desde 2006, enquadrado na oferta de Formação Contínua da Universidade do Porto para pessoas a partir dos 55 anos.
No início, o PEUS, por força da legislação em vigor respeitante à Formação Contínua da Universidade do Porto, só podia ser oferecido a seniores que possuíssem a licenciatura. Tal facto, não representou por parte de quem o criou nenhuma medida conducente à seleção do público que o viesse a frequentar. De resto, sabemos que existem muitos seniores com licenciatura que frequentam universidades de terceira idade, universidades seniores, institutos e associações com fins educativos semelhantes e que não se encontram na esfera das universidades tradicionais.
Como o acesso à Formação Contínua na Universidade do Porto sofreu ajustamentos, o PEUS pode ser hoje também frequentado por seniores com bacharelato ou que façam prova, mediante entrevista, que detêm um nível de literacia compatível com os requisitos necessários à participação no programa.
O plano de estudos do PEUS contempla dois anos curriculares com disciplinas de vários domínios do saber e um terceiro ano que se destina à redação de uma monografia sobre um tema que possa ter sido abordado ao longo dos dois primeiros anos do programa ou que tenha sido suscitado pela frequência dos mesmos.
Em virtude de a monografia não ser obrigatória e de haver alunos que, após a frequência dos dois primeiros anos curriculares, manifestam vontade em continuar a frequentar o PEUS, existem diversas disciplinas opcionais destinadas a esses seniores.
A presença de um representante dos alunos na Comissão de Curso do PEUS foi uma constante desde o seu começo e corresponde à leitura que fazemos de um projeto gerontagógico que necessita de auscultar o que os seniores pretendem e sentem porque são eles os aprendentes, são eles os sujeitos da educação, são eles os agentes principais do processo educativo em causa.”
VÍDEOS DE INFORMACIÓN SOBRE LA UNIVERSIDAD Y CIUDAD DE OPORTO
RECOMENDAMOS SU VISIÓN POR LA INFORMACIÓN QUE NOS APORTAN